-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 101 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento intervencionado localiza-se num edifício habitacional num bairro periférico de Lisboa, sendo alvo de uma remodelação geral, tanto dos espaços sociais como dos espaços privados da habitação. Na área social da casa, a intervenção passa por eliminar a parede divisória entre a sala e a cozinha, criando-se assim um único espaço, mais amplo que põe em relação a zona de estar e a zona de cozinhar, através de um balcão, constituído por um simples tampo em mármore, que define estes dois domínios, sem os separar.
O ambiente geral é completado pelo restauro do pavimento em taco de madeira e colocação do mesmo na cozinha, mantendo a continuidade do espaço. Aos espaços privativos da habitação deu-se um tratamento menos profundo. Ambas as casas de banho pré-existentes foram modificadas albergando novas dinâmicas de uso. A primeira, junto à cozinha, passa de i.s. principal, para i.s. exclusiva ao quarto adjacente, transformando-o em suite.
Já a outra, inicialmente de apoio, é ampliada de modo a albergar um chuveiro para um uso mais contínuo. Já os três quartos foram mantidos e renovados, apenas com a introdução de novos armários por medida de modo a complementar o espaço.